Caminhadas com crianças: percurso de Puerto de Navacerrada até a Bola del Mundo

Neste verão, com a menina de dez anos e dois amigos do verão, com onze anos cada, incentivamos Suba a bola do mundo no porto de Navacerrada. É uma atividade de caminhada, recomendada para crianças e com um grau moderado de dificuldade. Viaja cerca de seis quilômetros, ida e volta e sobe de 1.836 metros do porto de Navacerrada a 2.257 metros em que a bola do mundo está localizada.

Nossa excursão Começou às 10h30 e terminou às 14h30. isto é, em quatro horas isso pode ser feito e parando algumas vezes para comer. Fizemos a primeira seção fora da estrada que leva ao Baile do Mundo e a partir da qual você pode ter vistas espetaculares. Embora a parada mais longa tenha sido feita no topo, onde voltamos para comer, beber e recuperar forças, embora as crianças, que não parecem descansar, ainda fossem incentivadas a brincar de esconde-esconde.

Começamos a andar do estacionamento de Puerto de Navacerrada. Não vimos muitas pessoas durante a caminhada, embora algumas famílias com crianças cruzem. Sim, vimos vários ciclistas que se aproveitam da estrada asfaltada para subir ao Baile do Mundo.

Ele o tempo foi espetacular, sem nuvens, com temperatura abaixo de 30 graus e bem equipado com bonés e cremes para nos proteger do sol.

A estrada é muito bem sinalizada e também tem saídas e paradas adicionais para tornar a viagem mais agradável enquanto desfruta de vistas deslumbrantes. Embora para as crianças o que eles pegaram eles na cabeça era chegar ao topo e parece que eles se animavam para conseguir.

O que mais faltava suprimentos porque, embora não passássemos fome, se fôssemos querer comer mais algumas frutas além dos sanduíches e biscoitos que estávamos carregando. Pela água, estávamos bem abastecidos, mas no final descemos sem reservas e não vimos nenhuma fonte ao longo do caminho.

O ascensão foi muito mais difícil do que descida, especialmente por causa do desafio envolvido e da incerteza de chegar ao fim. A descida foi feita pela estrada asfaltada e fizemos isso em um bom ritmo, além de muita emoção, e as crianças gostaram da excursão e, especialmente, ficaram muito felizes e animadas com seu triunfo.

Para ver mais detalhes e informações da rota seguida, deixo o link de uma página que encontrei na Internet e que Além de chegar à bola do mundo, é recomendável que você atinja o Malicioso. Sua página está cheia de conteúdo para caminhadas e, especificamente, os detalhes da rota que fizemos nos ajudaram a fazer o caminho.

Em Peques e mais | Excursões para crianças na Sierra de Madrid, Javier Zarzuela Aragón: "brinquedos sofisticados são uma falha real nas excursões ao campo ou às montanhas" Imagem | Marcos López